O "Se" no universo II Guerra Mundial.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Por muitos anos amos considerado um grande estrategista, um verdadeiro Deus da guerra separando evidentemente suas crenças particulares com as quais jamais concordaremos, isso é evidente, mas essa excêlencia em materia estratégica caiu por terra em novas abordagens historiográficas sobre a Segunda Guerra Mundial. No dia primeiro de Setembro de 1939 ás 04:45 hs começa o conflito que mudou a história da humanidade e so se findou ao meio-dia de 15 de Agosto de 1945 com a assinatura do imperador japonês que declarou a rendição do Japão após as bombas nucleares. Isso é fato e nunca mudará, mas rumos diferentes poderia ser tomados com simples alterações, vejamos:
1 - Se Hitler ao invés de usar muito dinheiro para matar judeus, ciganos e homossexuais ele tivesse empregado em seu exército.
2 - Se tivesse sido mais tolerante com alguns judeus e conseguisse controlar Albert Einstein e Leo Szilard, membros do projeto Manhattan, conseguiria a bomba atômica primeiro.
3 - Se não tivesse sido egocêntrico a ponto de querer Stalingrado apenas para consquista pessoal usando a estratégia do Blitzkrieg("guerra relampago", em alemão) e se preparado para um combate mais demorado como acabou acontecendo.
4 - Se tivesse conseguido mais respeito que medo seus comandantes teriam lhe alertado sobre as noticias do desembarque do dia D a tempo de uma reação mais efetiva.
5 - Se tivesse dado auvidos aos seus comandantes que queriam invadir o Oriente Medio e não a URSS, o que não fugiria de suas crenças afinal os árabes também eram alvo, oque daria um controle a ele sobre as maiores reservas de petroleo do mundo.

Muitos "Se" que sem dúvida mudariam todo o desfecho deste que é o maior conflito da história da humanidade e está longe de ser totalmente entendido, narrar fatos cronológicos não é entender, mas julgar por datas um evento que está além de números, mas de valência deles podemos dizer que ao contrário das melhores expectativas morreram na verdade 70 milhões de pessoas ao invés de 40 milhões, ou que os Soviéticos mataram sozinhos mataram 10 vezes mais alemães que EUA´s e Inglaterra juntos.
Fatos que ainda obscuros dessa história que caminha para uma compreensão por que a juventude levanta a bandeira da verdade e justiça desses sofredores que jamais descançaram em paz até que seus gritos sejam ouvidos e seu lamento seja considerados. Há uma nova história mesmo que 71 anos depois dizemos olá, e bem vindo a Semana H.

Referência:Super interessante. 2ª Guerra Mundial, Tudo o que você sabe pode estar errado. Emiliano Urbim. Editora Abril, Setembro de 2009

0 comentários:

wibiya widget